quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um não-poema

Este é apenas um não-poema, uma não-arte. Não há motivos para ficarem estomagados comigo. Preocupei-me, sobretudo, com o conteúdo político-social. Minto: não houve nenhuma preocupação. As páginas de um blog são mais vagabundas que as páginas de um jornal. Talvez mais. Perecíveis. Voláteis. Não espero qualquer glória, igual a tanto poeta verde, virgem. Digo isto pois muita gente ainda espera que eu siga aquelas sacadas “geniais” dos concretistas, a poesia como uma malandragem verbal, jogo divertido/arguto de palavras (pa/lavras /na lavra inglória/ a esmo/ mês/ mo). Aqui não tem nada de divertido. Eu não sou um cara divertido. Tenho um mau humor filho-da-puta. Querem uma real: Concretismo foi um lance experimental que aconteceu há mais de 50 anos. Como muita vanguarda: já era! O melhor Concretista? Gullar e seu livro A Luta Corporal. No mais, o concretismo foi uma extensão das prerrogativas estabelecidas por Pound e seu Imagismo, poesia Ideogrâmica... Mas quem foi Ezra Pound? Um provinciano despeitado que resolveu ingerir tudo que é tipo de cultura, para depois regurgitar por cima da gente humilde da sua cidadezinha de nascença. Não sei se é possível considerar isso como poética...Não nego as virtuosidades dos irmãos Campos. Excelentes tradutores. Bons prosadores e enroladores também. Mas este semi-poema não precisava gerar tanta reflexão! Um dia ainda escrevo sobre o que realmente penso sobre poesia. Um dia escrevo a grande poesia, o grande poema.
***********

Dostoiévski tem que terminar o último romance
Precisa saldar dívidas
Mas ficou vidrado no Facebook
Postando fotos
E palrando
Sobre
Vasily Trediakovsky
E há
Ah, umas russas boazudas ...

Willian Shakespeare
Está tentando concluir Hamlet
No entanto há sempre alguém
que o chama no MSN
(e ele fica constrangido de cortar a conversa
- mas também,
uns gatinhos!)

Leon Tolstoi
Ainda não começou Guerra e Paz
Viciado em putaria
(Descobriu o Redtube, Porntube, fucktube, kissmyasstube)
Diz que um dia termina
(Tá pensando em diminuir o número de páginas)

Homero
Depois de escrever seu poema Ilíada
Que foi laureado como um grande épico
Tinha como plano continuar coa Odisseia
Porém ultimamente
Só quer “tuitar”
Uns lances interessantes
Sobre a Grécia Antiga
Não sobra tempo pra aventura do Ulisses

Por falar em Ulisses
James Joyce
Joga todos dias
Um RPG on line
Cagando pra literatura
Diz que vai parar
No Retrato do Artista quando Jovem.

E o leitor, como fica?
Que leitor?
O leitor tá ocupado, escrevendo
“Vc q tc?”

2 comentários:

Alexandre Antonio disse...

Enquanto isso, Cruz e Sousa resolve escrever comentários no blog de uns amigos, de tanta preguiça que lhe dá de escrever seus Broquéis no seu próprio.


Desculpa, Leonardo, mas foi irresistível brincar com o teu não-poema. Diga-se de passagem, o não-poema que escreveste acaba por trazer uma questão interessante:
Se esses caras vivessem na atualidade...

Unknown disse...

E minha intenção foi abordar, alem do que tu citaste, o tempo que perdemos na frente do PC, fazendo coisas pouco aproveitáveis. A crítica é para mim também...